Em 12 de Outubro comemora-se o dia das crianças, mas não são elas as principais celebrantes da data: é o setor varejista quem tem mais a comemorar. Na atual situação econômica do país, o empobrecimento da população não só exclui uma grande parcela da população periférica do mercado de consumo de brinquedos: com o Brasil voltando a figurar no mapa da fome, em Outubro de 2022 muitas crianças sequer tem acesso à alimentação.
No Jardim São Luiz, periferia da Zona Sul de São Paulo, esta é a realidade de muitas famílias atendidas pelo Instituto Trançamor Território. Criada em 2017, o projeto inicialmente oferecia assistência a mulheres pretas em fase de transição capilar, mães e avós solo e famílias com serviços de estética, assistência psicológica e capacitação profissional, mas logo identificou vulnerabilidades mais graves.
“Algumas das famílias que ajudávamos sequer tinham gás para cozinhar”, diz Evelyn Daisy, trancista e idealizadora do projeto. Com ajuda de voluntários e da comunidade, fundou o Trançamor Cozinha, oferecendo refeições gratuitas balanceadas e nutritivas preparadas com alimentos orgânicos. Atualmente, a Cozinha Solidária do Instituto Trançamor serve cerca de 2.000 refeições ao mês, além de distribuir alimentos na Feira de Orgânicos.
A ideia de celebrar o Mês da Criança reúne o acesso à alimentação saudável com distribuição de brinquedos, decoração temática, atividades culturais para crianças e adultos, entretenimento e transporte gratuito.
“Neste tempo, que tantas pessoas estão passando fome no Brasil, é importante que a alimentação com consciência seja inserida [no dia-a- dia das crianças]. Tá na lei né, está no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, explica Daisy.
O Instituto está arrecadando doações e pretende servir 100 refeições no dia 16 de Outubro, em meio a atrações como pula-pula, cama elástica e guloseimas. “A boa alimentação pode andar junto com as diversões e guloseimas. O importante é que as crianças conheçam esse mundo e tenham acesso a uma alimentação mais saudável”, conclui a idealizadora do projeto.
A festa será realizada na sede do Instituto, na rua Manuel Vieira Sarmento, 5, Chácara Santana. Doações podem ser realizadas via PIX 11 962969406 até o dia 14 de outubro, e os voluntários podem entrar em contato com a idealizadora Evelyn Daisy pelo Whatsapp (11) 96296-9306.
Instituto Trançamor Território
CNPJ 47.454.216/0001-90
Rua Manuel Sarmento, 5. Chácara Santana, São Paulo — SP
(11) 96296-9306 – trancamor.com.br